teamLab cria uma experiência operística imersiva para ‘Turandot’ de Puccini

Opera Turandot , no Grand Théâtre de Genève, Genebra Imagem: © Magali Dougados, cortesia de Daniel Kramer, Grand Théâtre de Genève e Pace Gallery

A teamLab incursões na cenografia com a interpretação do diretor Daniel Kramer da última ópera de Giacomo Puccini, Turandot , a ser apresentada em Tóquio, após sua estreia em Genebra.

Nas artes cênicas , especialmente no teatro , existe uma estrutura de como a história se desenrola para o público. Uma das principais características da identificação dessa estrutura é o fato de que a maioria das apresentações teatrais é dividida em atos e cenas.. Enquanto as cenas geralmente são divididas para indicar diferentes perspectivas ou partes de um determinado evento, diferentes atos permitem uma mudança na modalidade de contar histórias. Desde uma mudança de local até uma mudança no ritmo da história ou até saltos no tempo. Um ato teatral ajuda a compartimentalizar uma história. Talvez haja também aspectos mais práticos nisso. Uma das primeiras coisas que vêm à mente é a capacidade de indicar uma mudança de local. As pausas ajudam os bastidores a transformar a cenografia. Claro, com palcos móveis e tecnologias em evolução, as mudanças cenográficas se tornaram mais dinâmicas. Uma adaptação recente de Turandot , de Giacomo Puccini , no Grand Théâtre de Genève, em Genebra, destaca essa mudança de maneira interessante. Idealizada pelo encenador Daniel Kramer, a nova produção da óperaTurandot é complementado pela cenografia desenhada pelo coletivo de arte internacional teamLab . Talvez mais conhecido por suas esculturas de luz e instalações imersivas , o teamLab faz sua estreia na cenografia com esta experiência operística imersiva.

Tendo estreado em Genebra em 2022, a produção está programada para viajar para levantar a cortina em Tóquio , Japão , em 23 de fevereiro de 2023. Turandot de Puccini estreou pela primeira vez na ópera La Scala de Milão , Itália , em 1926 e desde então tem sido apresentada inúmeras vezes. vezes. Tradicionalmente composto por três atos, o ver é o primeiro ato que revela os personagens, suas características e o enredo. Os eventos que se desenrolam são uma reação exterior ou superficial, e a cenografia e o cenário refletem o mesmo. Os dois atos seguintes lidam mais com a expressão de sentimentos e emoções, o que motiva os personagens, sua tristeza e, eventualmente, a reconciliação.

Opera 
Turandot , no Grand Théâtre de Genève, Genebra
Imagem: © Magali Dougados, cortesia de Daniel Kramer, Grand Théâtre de Genève e Pace Gallery

A interpretação de Kramer mantém a essência dessa estrutura, mas muda seu contexto. Em vez de um reino, vemos um game show distópico futurista, com Turandot como chefe. As mulheres são vistas como o poder por trás do trono e os homens são destinados a serem vestidos como brinquedos idealizados pelas mulheres, ou aprisionados abaixo delas. Homens que ousam acreditar que podem se casar com Turandot, entram no concurso apenas para perder e são ritualmente ‘desflorados’. Até que, claro, o príncipe desconhecido (Calaf) entra na brincadeira. Entender essa dinâmica é essencial para apreciar adequadamente a cenografia do teamLab. Seria fácil se perder no fascínio do laser, do LED e das projeções do teamLab como meramente uma experiência operística, mas ao entender a arquitetura da ópera em si, pode-se realmente apreciar a complexidade do cenário e desenho de produção . Esta recontagem moderna reexamina o contexto, mas nos conta a mesma história.

Opera 
Turandot , no Grand Théâtre de Genève, Genebra
Imagem: © teamLab, cortesia de Daniel Kramer, Grand Théâtre de Genève e Pace Gallery

O teamLab trabalhou extensivamente com Kramer para dar vida à sua interpretação de Turandot e, ao mesmo tempo, mostrar a própria estética do teamLab. O projeto evoluiu ao longo de um período de cinco anos, durante o qual Kramer e o teamLab discutiram ideias e exploraram conceitos e analisaram mais profundamente as metáforas e o simbolismo da ópera. Considerando que o cenário é dinâmico, a duração de cada interpretação visual foi cuidadosamente coreografada. Além dos intérpretes de palco e da orquestra, pela qualidade estrutural e espacial da luz, cada cena foi realizada tendo em conta três intérpretes – a orquestra, os intérpretes de palco e a própria cenografia.

Opera 
Turandot , no Grand Théâtre de Genève, Genebra
Imagem: © Magali Dougados, cortesia de Daniel Kramer, Grand Théâtre de Genève e Pace Gallery

O palco tem dois lados rotativos – o primeiro é o game show e o segundo é uma interpretação de um mundo subconsciente. teamLab utiliza sua experiência na criação de instalações imersivas trazer o público para dentro da narrativa. Pode ser importante aqui criar uma distinção entre ser um espectador de uma apresentação teatral e experimentar uma instalação imersiva. A distinção se torna mais importante quando se considera os estágios duplos criados pelo teamLab. O primeiro conjunto do palco visa estabelecer o enredo e criar um esboço da história que se desenrolará. Aqui, o público é talvez um pouco mais de um espectador passivo, da mesma forma, alguém vê e consome reality shows e programas de jogos na televisão. Embora incrivelmente dinâmica, esta parte da ópera foi projetada para ser um espetáculo. O teamLab usa planos de luz virtuais para criar esculturas de luz tridimensionais acima do palco, para criar uma sensação de frenesi. Em outros momentos os lasers são nebulosos, sutis e abstratos, criando momentos de pura calma e tranquilidade e trepidação. A cenografia estende a ópera para o espaço do público para criar a sensação de que o público está dentro e faz parte da performance.

Opera Turandot , no Grand Théâtre de Genève, Genebra
Imagem: © Magali Dougados, cortesia de Daniel Kramer, Grand Théâtre de Genève e Pace Gallery

O mundo subconsciente é representado por uma grande estrutura de LED triangular que é dividida em três salas. Os quartos são espelhados, refletindo as obras de arte em LED e criando quartos caleidoscópicos semelhantes a diamantes. Estes destinam-se a representar a mente, bela e sedutora, mas repleta de ferramentas enganosas. É aqui que Calaf tem que lidar com seus próprios complexos e medos enquanto passa por um mundo estranho e desorientador. Em vários estágios da ópera, Calaf luta pelas câmaras internas deste mundo.

Opera 
Turandot , no Grand Théâtre de Genève, Genebra
Imagem: © Magali Dougados, cortesia de Daniel Kramer, Grand Théâtre de Genève e Pace Gallery

Ao falar sobre a cenografia, o teamLab disse: “Transcendendo a noção de cenografia, o espaço da ópera é criado por um espaço escultural de luz. Esta cenografia, que está em planejamento e produção para a estreia em Genebra desde cerca de 2017, imerge e unifica o moldado nas esculturas de luz, criando um espaço onde o palco e o público são contínuos sem limites.” A prática ajudou a produzir ideias e planos para o palco, que consistem em formas geométricas simples. No entanto, cada forma é realizada e aprimorada pelas obras de arte de luz digital do teamLab. O conjunto giratório faz uso de vidro e acrílico, superfícies reflexivas e combinações de materiais brancos macios e pretos elásticos.

Making of do vídeo: Daniel Kramer (Diretor de Cena), Adam Booth da teamLab (Cenografia) e Antonino Fogliani (Diretor Musical) apresentam a nova produção de Turandot
Vídeo: Cortesia de Daniel Kramer, Grand Théâtre de Genève e Pace Gallery

O Opera Turandot aconteceu em Tóquio de 23 a 26 de fevereiro de 2023, apresentado pelo Tokyo Nikikai Opera, com o apoio do parceiro patrocinador do teamLab, GC Corporation.

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